• Geral 17/02 | 06h10
  • Capinzal comemora 68 anos de emancipação político-administrativa:
  • Em 1908 chegaram a Capinzal as primeiras famílias.
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Rádio Barriga Verde/Adalmir Kaiser
  • Foto: Publicidade

O município de Capinzal comemora nesta sexta-feira (17), 68 anos de emancipação político-administrativa.  Com uma população de aproximadamente 22.327, segundo estimativa de 2016 do IBGE, espalhada em uma área de 334,9 km², Capinzal é uma cidade de destaque localizado no Vale do Rio do Peixe. Sede de comarca que abrange cinco municípios, seu crescimento é notório.

 

Em 1908 chegaram a Capinzal as primeiras famílias.  Nessa época, também, houve o início da colonização das faixas de terras pertencentes à Companhia de Estrada de Ferro São Paulo -Rio Grande do Sul, para onde se dirigiram os primeiros colonos, na sua maioria descendentes de italianos provenientes do Rio Grande do Sul.

 

Capinzal chamava-se Rio Capinzal e pertencia ao município de Campos Novos.  A origem do nome Capinzal deve-se à existência de grande quantidade de capim paulista, localizado principalmente, onde hoje é o centro da cidade.

 

Elevado à categoria de município pela lei estadual nº 247, de 30 de dezembro de 1948, foi desmembrado de Campos Novos e instalado em 17 de fevereiro de 1949. Capinzal mudou muito nos últimos anos, para melhor.

 

É uma cidade de oportunidades e pujante na sua economia.  Conta com uma unidade da BRF, antiga Perdigão, que emprega cerca de 5 mil funcionários e abate diariamente 400 mil aves.

 

A agropecuária, indústria metal-mecânica, transportes, prestação de serviços e o comércio são as principais atividades econômicas e fontes geradoras de renda para milhares de famílias.

 

Na educação conta com um núcleo da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).  Situada no corredor turístico regional, Capinzal inclui em seu roteiro alguns monumentos ímpares, como a Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, cartão postal da cidade, cuja abóbada é réplica da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

 

A ponte pênsil Padre Matias Michelizza (1932) sobre o Rio do Peixe, que liga ao município de Ouro.  Possui vão livre central de 84,5m. Permitia a passagem de veículos, hoje utilizada por pedestres.

 

É a terceira ponte pênsil construída no mundo. A Área de Lazer Dr.  Arnaldo Favorito, uma área toda arborizada, possui espaço para prática de esportes e oferece ambiente ideal para lazer.

 

O museu histórico municipal possui em seu acervo documentos e objetos que contam a história da colonização e do desenvolvimento de Capinzal, entre tantos outros atrativos como a Noite Italiana, o Kerbfest e a Expovale.

 

Dessa terra surgiram filhos ilustres, como Jones Minosso, que jogou no Sport Club Internacional de Porto Alegre como centroavante; Olga Bongiovani – apresentadora de televisão; Chana Franciela Masson, goleira que atuou na Seleção Brasileira de Handebol; e Tatiana Peretto de Lima e Silva, maquiadora profissional, cujo trabalho é reconhecido tanto no Brasil quanto no exterior.  Atualmente, mora no Japão e assina como Tatiana Taira.

 

CAPINZAL POR SUA GENTE Lediane Toscan, universitária – “Capinzal é uma cidade interiorana, pacata e relativamente segura em comparação às cidades grades, alguns lugares permanecem quase intactos preservando a cultura da colonização local.  Isso no meu ponto de vista torna Capinzal mais interessante e conta positivamente aos olhos dos viajantes”.

 

Rafael Tonial, empresário e vereador – “Capinzal é terra de gente hospitaleira, cidade que tem como característica a tranquilidade, e o fato de ser pequena nos faz conhecer a cada um e isso nos preenche nos tornando mais felizes”.  Felipe Lanhi, advogado – “Capinzal é uma cidade encantadora, possuidora de diversas belezas naturais.

 

 

O prefeito Nilvo Dorini e a vice-prefeita Noemia Pizamiglio deixam sua mensagem aos capinzalenses:

 

17 de Fevereiro é um dia especial para todos os capinzalenses!

 

Capinzal completa 68 anos de uma história repleta de fatos importantes, mas principalmente, de pessoas importantes que viveram e vivem em todos os espaços deste município.

 

Uma linda história nos anos de 1940, com os primeiros colonizadores, que se fixaram às margens do Rio do Peixe, uma estrada de ferro e campos repletos de capim o início de tudo!

 

Muitas foram às pessoas que ao longo destes anos aqui moraram, trabalharam e com a força deste trabalho, o município cresceu, se desenvolveu, se transformou.

 

Atualmente o município conta com aproximadamente 23.000 habitantes , que aqui vivem, trabalham, estudam, se relacionam e interagem.

 

Considerada uma excelente cidade para viver, Capinzal conta hoje com loteamentos onde residem as pessoas que aqui escolheram viver; Nossas escolas trabalham incansavelmente promovendo o desenvolvimento humano dos capinzalenses; empresas, indústrias que dão trabalho e alimento à nossa gente; a agricultura de grande e pequeno porte, que produzem alimento e elevam a qualidade de vida dos munícipes; o comércio que se estrutura cada vez melhor, com objetivo de atender as necessidades do povo.

 

Enfim, da pequena Vila, às margens do Rio do Peixe, temos hoje uma cidade que próspera, que se orgulha do seu povo, pois é constituída por um povo ordeiro e trabalhador.

 

Mas, a maior riqueza do município de Capinzal, sem dúvida nenhuma, são as pessoas que aqui vivem. A sociedade Capinzalense é formada por pessoas de bem, honestas, que trabalham, compartilham, solidárias e humanas.

 

Desta forma, parabenizar o município o município de Capinzal, é parabenizar seu povo!!!

Parabéns Capinzal!!!

Parabéns Capinzalenses, que fazem desta terra, um espaço humano e digno, de gente feliz!

 

Nilvo Dorini Noemia Maria Bonamigo Pizzamiglio

Prefeito Municipal Vice Prefeita

 

 

  • Acesso Rápido:
Copyright 2010 - 2011 - Rádio Barriga Verde AM - Todos os Direitos Reservados - Design Alexandre Schermach